No Maracanã, Flamengo e Botafogo buscam se firmar no Brasileirão

Clássicos regionais se destacam em rodada do Brasileirão

Por Rogério Vidmantas
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF/CBF
Flamengo e Botafogo jogam no Maracanã e o Palmeiras recebe o Santos no Morumbi
 
A quinta rodada do Campeonato Brasileiro começa neste sábado (22) e, entre os dez jogos agendados, três envolvem a boa e velha rivalidade regional. Goiás-GO e Atlético-GO, Flamengo e Botafogo e ainda Palmeiras e Santos vão mexer com os torcedores locais, mesmo que virtualmente.
 
Goiânia
 
O primeiro deles acontece já neste sábado, às 20h (MS), no Estádio Hailé Pinheiro, o Serrinha. Após dez anos, Goiás e Atlético se enfrentarão pela Série A do Campeonato Brasileiro e, com quatro rodadas realizadas, estão em momentos distintos. Dentro da zona de rebaixamento, o Esmeraldino jogou três vezes, ainda está atrás da primeira vitória e, no caminho, demitiu o técnico Ney Franco após perder em casa para o Fortaleza-CE. Com um jogo a menos na competição, o Goiás quer utilizar o clássico para virar a chave, deixar os problemas no passado e entrar de vez no Brasileirão.
 
Já o Atlético, com quatro pontos em três jogos, vem mostrando um bom futebol. A equipe do técnico Mancini sabe a importância deste confronto para o torcedor e para o próprio time. Depois de começar como o destaque do Brasileirão vencendo o Flamengo por sonoros 3 a 0, o Dragão conquistou apenas um ponto nos jogos seguintes. "Quem entra tem que mostrar serviço. Realmente estivemos abaixo. Talvez o pior momento no campeonato até agora. Isso tem que ser rapidamente corrigido até sábado, já que temos o clássico", falou o técnico Vagner Mancini após a derrota para o Internacional e pensando no clássico goiano.
 
Rio de Janeiro
 
Neste domingo (23), às 10h (MS), Flamengo e Botafogo se enfrentam no Maracanã. O Mengão, após um início com duas derrotas, ensaia recuperação e conseguiu quatro dos últimos seis pontos disputados. Domènec Torrent, técnico rubro-negro, tem poucos dias para fazer os ajustes e ir atrás dos três pontos. "Sempre é importante ganhar o próximo jogo, para recuperar a confiança. Sei que é um clássico prestigiado, mas sempre precisamos pensar em ganhar do próximo adversário. Sei o quanto é importante para a torcida. Vamos tentar ganhar, mas não será fácil. Todas as equipes têm qualidade e todas querem ganhar do Flamengo", declarou o técnico.
 
O Botafogo chega motivado para o clássico e continua invicto no Brasileirão. O alvinegro venceu o então líder Atlético-MG e, apesar do bom momento no torneio, o pensamento e o planejamento do clube continuam sendo traçados com os pés no chão. “O importante para mim é o grupo, que todos possam se sentir úteis e participativos. Mais do que uma equipe, nós precisamos ter um grupo. Todos sabemos as nossas dificuldades e o nosso elenco ainda está se formando com a chegada de jogadores. Temos que ser pragmáticos e ter um jogo vertical. Assim, o nível de eficácia será bom e poderemos alcançar os nossos objetivos”, disse o técnico Paulo Autuori.
 
São Paulo
 
Palmeiras e Santos se enfrentam às 15h (MS), no Morumbi. O Porco chegou com moral para o campeonato após conquistar o título estadual, o que não se refletiu em campo. Apesar de não estar convencendo a sua torcida, o time ainda está invicto e vencer um rival pode ser o ponto de partida para subir de vez na tabela de classificação. "Temos pela frente um clássico contra um adversário difícil, tem muita qualidade, Cuca é experiente, mas é um clássico bom de jogar", falou o técnico Luxemburgo projetando a partida contra o Peixe.
 
No lado alvinegro encontramos um time com um início promissor. Com sete pontos e na quinta posição, o Santos visita o seu rival buscando a vitória para aumentar o gás da equipe no campeonato. Tendo Marinho com três gols na artilharia do Brasileirão, Cuca tem o trabalho de equilibrar ataque e defesa para dar consistência e regularidade ao Peixe. "É um passo de cada vez. Domingo tem jogo de novo. Importante é pensar a cada jogo, independentemente do adversário. Temos que jogar como jogamos. Sempre como o Santos", disse Marinho após a vitória sobre o Sport na última rodada.
 
 
 

Faça um comentário

Último boletim da Prefeitura de Dourados