• Início
  • Notícias
  • Com 42,81%, Renato Macarrão lidera a disputa pela prefeitura de Aral Moreira

Segundo o levantamento, pré-candidato do MDB está em primeiro lugar também na pergunta espontânea

Com 42,81%, Renato Macarrão lidera a disputa pela prefeitura de Aral Moreira

Imagem: Arquivo
O empresário Renato Brandão, conhecido como Renato Macarrão, lidera pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Aral Moreira. De acordo com levantamento do instituto Sensor feita para o Diário MS, ele lidera em todos os cenários apresentados aos eleitores entrevistados durante a semana passada.
 
Se a eleição fosse hoje, Renato Macarrão, que é o pré-candidato do MDB para a disputa deste ano, seria eleito prefeito de Aral Moreira com 42,81% das intenções de votos. A lista apresentada pelo instituto Sensor tem os nomes de 3 pessoas que, até agora, se apresentam como pré-candidatos por seus partidos, expressando o desejo de disputar a Prefeitura de Aral Moreira na eleição deste ano.
 
Marcada para o dia 4 de outubro, a votação deve ser adiada em função da pandemia do novo coronavírus. Por enquanto, senadores e deputados federais apontam para o dia 15 de novembro como a data para realização do primeiro turno.
 
Na pergunta estimulada, aquela em que é apresentado um disco com os nomes dos possíveis candidatos, 30,99% dos entrevistados disseram que votariam em branco, anulariam ou estão indecisos.
 
Em seguida, aparece a pré-candidata Silvana Cordeiro (Patriota), com 14,70%, seguida da vereadora Verinha (DEM), com 11,50%.
 
O atual prefeito, Alexandrino Garcia (PSDB), não pode disputar a reeleição porque está inelegível por ter sido condenado pelo Superior Tribunal de Justiça.
 
 
ESPONTÂNEA
“Se a eleição para a Prefeitura de Aral Moreira fosse hoje, em quem você votaria para prefeito?’. Esta pergunta foi feita aos eleitores do município, que puderam responder de forma espontânea.
 
A maioria, 59,74%, disse que votaria em branco.
 
Já 21,73% responderam que votariam em Renato Macarrão.
 
Outros 13,74% disseram que votariam em Alexandrino e 2,88% disseram que votariam em Silvana Cordeiro.
 
 
Pré-candidato do MDB tem a menor rejeição
 
Também de forma estimulada, a pesquisa quis saber o grau de rejeição entre os pré-candidatos existentes até o momento.
 
Dos 250 entrevistados, a maior rejeição é da vereadora Verinha (DEM), com 26,52%.
 
Em seguida, está Silvana Cordeiro (Patriota), com 17,57%.
 
A seguir, com 10,54%, aparece Renato Macarrão (MDB).
 
Outros 45,37% responderam branco, nulo ou estão indecisos.
 
 
  
Índice de confiança é de 95%
 
O levantamento do instituto Sensor para o Diário MS tem margem de erro de 6% para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número MS-08906/2020.
 
As entrevistas foram realizadas nos dias 22, 23 e 24 deste mês. Foram ouvidas 250 pessoas, com idade igual e superior a 16 anos, no município de Aral Moreira, incluindo distritos, assentamento e aldeia indígena.
 
A pesquisa foi realizada com respostas espontâneas e também estimulando o entrevistado a responder consultando um disco com os nomes dos possíveis candidatos.

Faça um comentário

Último boletim da Prefeitura de Dourados