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Qualidade do sono afeta funcionamento do corpo de diversas maneiras, diz fisioterapeuta

Dependendo da postura ao dormir, você pode ter uma boa ou má noite de sono

Por Assessoria de Imprensa
Imagem: Reprodução
Despertar com dor no corpo e sensação de cansaço pode atrapalhar o dia de qualquer pessoa. Muitos consideram o repouso algo simples. Basta deitar-se na cama, apoiar a cabeça no travesseiro e pronto, teremos uma noite de sono revigorante, mas isso nem sempre é uma verdade. 
 
A tensão que os músculos sofrem durante as horas de trabalho, as atividades físicas e rotinas da casa também prejudicam o repouso. Por isso, o fisioterapeuta e especialista em Reeducação Postural Global (RPG), Mauricio Nunes Bandeira, aconselha "tentar relaxar a musculatura que foi utilizada no decorrer do dia por meio de um alongamento que alivie as partes mais tensionadas pode evitar os problemas corporais ao levantar". 
 
A postura correta para dormir é adotar uma posição que mantém a curvatura na região lombar e deixa a coluna em posição neutra. O recomendado é dormir de lado ou de barriga para cima, sempre mantendo a coluna, o pescoço e a cabeça alinhados. Evitar dormir do seu lado direito pois atrapalha na sua digestão e pode causar refluxos, uma vez que o estômago fica ao contrário. 
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O fisioterapeuta acrescenta ainda que a qualidade do sono afeta o funcionamento do corpo de diversas maneiras. Segundo ele quando a pessoa não dorme, ou não o faz de uma maneira adequada, o organismo libera substâncias como adrenalina e cortisol, que são consideradas respostas de situações de estresse, a pressão sanguínea aumenta e o metabolismo se desregula. Isso afeta o apetite, o que pode ocasionar ganho de peso e ainda as dores nas costas e o desconforto no pescoço. 
 
O especialista lembra que dormir mal ou pouco gera uma série de problemas para a saúde. "Temos algumas consequências imediatas como mau humor, estresse, dor de cabeça, dor no pescoço e na coluna, além de fadiga e cãibras musculares". revela. 
 
Outro ponto delicado e que merece atenção é a escolha do colchão e do travesseiro. "O colchão deve ceder de forma a acompanhar a curvatura do corpo e o travesseiro deve permitir que o pescoço fique reto. E se junto a isso a pessoa conseguir conciliar com uma meditação antes de dormir, desligar telefone e tv no mínimo 30 minutos antes de dormir também contribui para uma melhor noite de sono", destaca. 
 
Para diminuir o desconforto se houver uma má noite de sono, Maurício, recomenda "evite dormir em posições que distorcem o alinhamento natural da coluna vertebral e ao acordar sempre se alongue", explica. 

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