Diário MS
Get Adobe Flash player

IFMS promove sua 1ª Feira Literária

FLIF terá atividades abertas a todos os interessados, com oficinas culturais, mesas redondas com escritores e pesquisadores de Dourados, lançamento e troca de livros e apresentações culturais, hoje e amanhã

KARINA KRISTIANE VICELLI

FLIF surgiu do Projeto Português Favorável incentiva a aprender a língua portuguesa de forma divertida

O Campus Dourados do Instituto Federal de Mato Groso do Sul (IFMS) promove, a partir desta terça-feira (4), a primeira edição da sua Feira Literária, a FLIF. O evento tem o objetivo de inserir, imergir e ambientar os estudantes e a comunidade externa ao universo das feiras literárias, promovendo o diálogo entre as mais diversas artes que possuem a palavra como base para a sua elaboração. Serão dois dias de atividades abertas a todos os interessados, nos períodos matutino e vespertino, com oficinas culturais, mesas redondas com escritores e pesquisadores da área de Letras, lançamento de obras, troca de livros, apresentações musicais e literárias.

 

Hoje, a feira começa às 7 horas, na sede do Campus. Além da abertura oficial, estão previstas pela manhã a realização de uma série de oficinas de cinema, circo, conversão de livros para formatos digitais, cultura hip hop, estêncil e poesia, iniciação científica, jogos de tabuleiro e RPG, livros artesanais e teatro.

As oficinas se repetem no período vespertino. As inscrições ainda podem ser feitas na página da FLIF, mas as vagas são limitadas.

Também durante o dia estarão disponíveis tendas para contação de histórias, produção de origamis, pintura facial, pintura facial indígena, roda de leitura e troca de livros. São esperados 300 estudantes da Rede Municipal de Ensino.

 

MESAS REDONDAS

KARINA KRISTIANE VICELLI

INCENTIVO À LEITURA começa nas salas de aulas do IFMS e agora alunos colaboram na realização da FLIF

Amanhã, serão realizadas duas mesas redondas, no Anfiteatro da UFGD – unidade 1, na Vila Progresso.

Às 8h, o debate será sobre “A importância da leitura e da escrita para a produção acadêmica dos jovens”, com os professores Jones Dari Goettert e Célia Regina Delácio Fernandes, ambos da UFGD, e o escritor Rogério Fernandes Lemes, da Academia Douradense de Letras (ADL), com mediação da professora Larissa Cristina Brandão Cardoso.

À tarde, a partir das 13h30, o tema será “Literatura e Resistência: A produção literária em Dourados”, com os escritores Brígido Ibanhes e

Nicanor Coelho, da ADL, e Fernanda Ebling e Luciano Serafim, do Arrebol Coletivo, com mediação da professora Roberta Ferreira de Souza.

 

INCENTIVO À LEITURA

A professora de Língua Portuguesa, Karina Kristiane Vicelli, coordenadora da feira, destaca que a FLIF foi feita inspirada em outros eventos literários, como os realizados em Bonito/MS e Paraty/RJ.

“Todas as oficinas possuem relação com a literatura. O cinema e o teatro, por exemplo, têm como ponto de partida o texto escrito. A intenção é fazer com que os participantes vejam a literatura como algo em constante movimento”, afirma.

A docente destaca também a contribuição dos estudantes do IFMS para a realização do evento. Eles serão, entre outras coisas, responsáveis pela tenda de contação de histórias.

No ano passado, 44 discentes do campus participaram do 17º Proler, evento realizado em Campo Grande pelo Núcleo de Literatura, Leitura e Bibliotecas de Mato Grosso do Sul.

“Além de poder ter contato com vários escritores, na oportunidade, os alunos também fizeram um percurso histórico pela cidade, em um evento dedicado ao centenário do poeta Manoel de Barros. Eles retornaram bastante empolgados com a viagem”, comenta.

A professora explica que a FLIF está voltada a estudantes, servidores e toda a comunidade douradense, que está convidada a participar.

“Através da feira podemos divulgar o Instituto à população, bem como promover a integração entre a instituição e a comunidade, sem esquecer o incentivo a leitura e a oportunidade que o evento proporciona aos nossos estudantes para a aplicação prática dos conteúdos apresentados em sala de aula”.

 

ENCERRAMENTO

A feira se encerra na quarta-feira, 5. As atividades serão realizados de manhã e de tarde no anfiteatro da unidade I da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Estão previstas mesas-redondas, apresentações artísticas, café literário e exposições de obras.

 

SERVIÇO

O Campus Dourados do IFMS fica na Rua Filinto Müller, nº 1.790, Jardim Canaã I. O telefone para contato é o (67) 3410-8500.