Banner São Bento

Frase sobre parcelamento de salário provoca o maior rebu

compartilhe:

Pressão feminina

Um grupo de mulheres tomou a galeria da Câmara dos Deputados ontem para pressionar o presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) a colocar em votação uma proposta que reserva uma cota para candidatas que disputarem vagas na Câmara, assembleias legislativas e câmaras municipais do País. A Proposta de Emenda à Constituição 134 já foi aprovada no Senado e está pronta para votação na Câmara desde o ano passado, mas os deputados resistem em discutí-la no plenário.

São Francisco

Hoje se comemora o Dia de São Francisco de Assis, protetor dos animais. Por isso mesmo, a data também festeja o Dia Mundial dos Animais em mais de 30 países. O Brasil computa a segunda maior população de PET’s do planeta. Para lembrar a data, acontecem celebrações em igrejas, quando os bichos de estimação são benzidos e até ganham medalhas do Santo protetor.

 

Internet

O Brasil é o quarto país com maior número absoluto de usuários de internet, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Índia e China, segundo novo relatório publicado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento.

Internet, ainda

O documento “Economia da Informação 2017: Digitalização, Comércio e Desenvolvimento” apontou que o Brasil tinha 120 milhões de usuários de Internet em 2015, ficando atrás dos EUA, com 242 milhões, da Índia, com 333 milhões, e da China, com 705 milhões.

Mais internet

Em 2015, as economias em desenvolvimento responderam por 70% dos usuários de internet no mundo, sendo a maior parte na China e na Índia. Apenas quatro economias desenvolvidas ficaram entre os dez países com maior número de usuários: EUA, Japão, Alemanha e Reino Unido.

Haja internet

No Brasil e na China, mais de 50% da população utiliza a internet, enquanto na Índia apenas pouco mais de um quarto da população está online. A expectativa é de que os próximos 1 bilhão de usuários de Internet virão principalmente das economias em desenvolvimento.

Bloqueio

Partiu da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, de Campo Grande, a determinação (em caráter liminar) para o bloqueio de mais de R$ 85 milhões de 28 pessoas. Todas estão sendo processadas por, supostamente, terem participado de fraudes que desviaram recursos destinados ao serviço de tapa-buracos na capital.

Haja bloqueio

A denúncia faz parte de desdobramentos da Operação Lama Asfáltica e cobra a devolução aos cofres municipais de mais de R$ 369 milhões. Dentre os 28 envolvidos estão os ex-prefeitos Nelsinho Trad e Gilmar Olarte.

Transporte

Um levantamento realizado pela Sodexo Benefícios e Incentivos em agosto passado, com 1.202 pessoas em todo o Brasil, revelou que 69% dos entrevistados mudaram seus hábitos de transporte após a crise.

A pé

A principal alternativa apontada para se deslocar pela cidade e cortar gastos é andar mais a pé (24,4%), seguido por utilizar o transporte público (21,5%); se locomover menos (19,4%); andar de bicicleta (17,1%); usar mais táxi, Uber ou outro serviço semelhante (9,9%) e pegar mais carona (7,7%).

Combustível

Nos últimos seis meses, 73,5% dos entrevistados também sentiram um aumento nos gastos com transporte (combustível; passagens de ônibus; metrô, trem e ônibus; ou táxi). Durante o período, o gasto com combustível foi o que mais aumentou para 65,70% dos entrevistados, seguido por transporte público (31%) e táxi (3,30%).

A frase

“A dificuldade financeira está obrigando a administração a parcelar a folha de pagamento dos salários referentes a setembro, priorizando os servidores que recebem salários menores”. Esta frase estava no meio de um release divulgado pela prefeitura de Dourados ontem na hora do almoço.

A frase, ainda

De acordo com o texto, a informação principal, de que a prefeitura iria parcelar o salário dos servidores, foi revelada pelo contador geral do município, Rosenildo da Silva França, durante reunião ocorrida durante a manhã.

A frase mesmo

Tal reunião aconteceu na antessala do gabinete da prefeita Délia Razuk (PR) e reuniu membros do primeiro escalão e técnicos, vereadores e representantes de sindicatos de várias categorias de servidores municipais. O objetivo do encontro: fazer ampla explanação sobre a situação financeira da prefeitura.

Sem frase

Só que a dita frase provocou a maior confusão do mundo. Com uns contra e outros favoráveis, houve de tudo um pouco entre as pessoas que estão mais próximas à prefeita. Se pensou até mesmo em cancelar um release que já havia sido distribuído, ou seja, a informação já estava pública.

Transparência

Ora, pelo que tudo indica, Rosenildo teve a melhor das intenções e, conforme avaliação de passarinho que participou do encontro, deixou a impressão de ter sido bastante transparente.

Verdade

Já que a situação financeira da prefeitura é tão complicada como vem se apresentado, nada melhor do que ser totalmente verdadeiro. Tentar tapar o sol com a peneira neste momento, certamente não é a solução para o problema.

Editorial

Na página 2 desta edição, o Diário MS aborda este assunto em editorial.

CORPAL
VIA MAX
Luau Indaiá-SAFETY

WHATSAPP DIÁRIO

Logo whatsapp Diario MS