Diário MS
Get Adobe Flash player

Facebook lança aplicativo só para grupos

O Facebook anunciou nesta terça-feira (18) um novo app para Android e iOS para a leitura e postagem direta nos grupos dos quais o usuário participa, que será liberado para download até o final do dia.

A empresa diz que a popularidade dessas comunidades dentro da rede social foi o motivo de criar um programa dedicado a elas: 700 milhões, do 1,35 bilhão de usuários, fazem uso de grupos pelo menos uma vez por mês, segundo Shirley Sun, gerente do novo aplicativo.
“Os grupos estão enterrados [na versão web e no aplicativo do Facebook propriamente dito]”, disse Sun, relata o “Verge”.

Essas pessoas compartilham conteúdo 2,5 bilhões de vezes por mês combinadas, sejam textos, comentários, fotos, vídeos ou opções “curtir”.
O funcionamento dos grupos -e do novo aplicativo- é idêntico ao “Feed de notícias”, a página principal da rede, só que restrito a um círculo de usuários. Os grupos podem ser privados ou abertos.

A ideia da empresa é que pessoas que costumam visitar a rede social somente para checar as novidades ou postar em grupos possam ir direto neles, sem ter de “escavar” a página ou o app tradicionais.

Os grupos continuarão a existir nas interfaces anteriores, garante o Facebook (ao menos por enquanto). A companhia gerou revolta de alguns usuários por forçar o download do aplicativo Messenger para a troca de mensagens.
A princípio, o Facebook Groups não exibirá anúncios (mas certamente fará no futuro).

Neste domingo (16), uma reportagem “Financial Times” afirmou que a companhia também trabalha em uma versão “profissional” da rede social, informação que foi confirmada na segunda (17) por outro jornal, o “New York Times”. (Assessoria)