Banner São Bento

Chega ao fim ação de Dirceu contra Jânio; vereador do PR leva a melhor

compartilhe:

Portal faz enquete

O novíssimo portal do Diário MS está com uma enquete no ar, que deseja saber em quem os internautas votariam se a eleição para a Presidência da República fosse hoje. A enquete entrou no ar ontem à tarde. Para votar, basta acessar o endereço eletrônico www.diarioms.com.br

 

Dentista no mundo

Hoje é o Dia Mundial do Dentista, profissional que cuida, além da saúde bucal, da estética dos dentes. A primeira escola de Odontologia do mundo (Baltimore College of Dental Surgery) foi criada em 1840, nos Estados Unidos. No Brasil, o ensino odontológico iniciou ligado às faculdades de Medicina no Rio de Janeiro e na Bahia em 1884. Uma curiosidade: no dia 25 deste mês se comemora o Dia Nacional do Dentista e o Dia da Saúde Dentária.

Servidores

A movimentação começou cedo na Câmara de Dourados, ontem, com servidores municipais reclamando do projeto de lei complementar protocolado no final do expediente de sexta-feira passada. Tal projeto visa fazer economia para equilibrar as contas da prefeitura.

Servidores, ainda

O grupo foi recebido inicialmente pela presidente Daniela Hall (PSD) e, um pouco depois, por mais vereadores. As reclamações contra o projeto foram generalizadas.

O fim

Chegou ao fim a pendenga judicial que poderia tirar o mandato do vereador Jânio Miguel (PR) da Câmara de Dourados. Em outubro do ano passado ele recebeu nas urnas mais de 2.300 votos.

A ação

Só que o ex-vereador Dirceu Longhi (PT), que ficou na primeira suplência da coligação que juntou os dois partidos, entrou com uma ação contra Jânio Miguel, na qual pedia inclusive a anulação dos votos.

Improcedente

Agora, conforme decisão da Justiça Eleitoral, Jânio Miguel pode dormir tranquilo, sem se preocupar com a ação. O juiz Jonas Hass Silva Júnior considerou improcedente a ação de investigaçãp judicial e também o pedido de anulação dos votos recebidos pelo vereador do PR.

Tudo devolvido

Dias antes da votação, Jânio Miguel foi alvo de uma ação da Polícia Federal que chegou a fechar alguns quarteirões do Jardim Flórida, onde ele mora. Foram cumpridos mandatos de busca e apreensão. Agora, tudo foi devolvido ao eleito, incluindo seu computador pessoal.

Desde dezembro

Longhi protocolou na Justiça Eleitoral o pedido de cassação do vereador eleito em dezembro passado. Agora, o caso chegou ao fim. A defesa de Jânio Miguel foi feita pelo advogado Wander Medeiros e sua equipe.

Documentos

Cartórios de registro civil de todo País passarão a emitir documentos de identificação, que antes eram feitos apenas em órgãos públicos, como Carteira de Identidade, RG (Registro Geral), CPF (Cadastro de Pessoa Física), CNH (Carteira Nacional de Habilitação), Carteira de Trabalho e até passaporte.

Naturalidade

Outra novidade da lei assinada pelo presidente Michel Temer é permitir que os pais escolham a naturalidade do filho de acordo com o local de nascimento ou com a cidade onde a família reside.

Convênios

Vale salientar, porém, que para que os 96 cartórios de registro civil de Mato Grosso do Sul passem a emitir esses documentos, será preciso, primeiramente, convênios com os respectivos órgãos responsáveis pela emissão dos documentos, informa a Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso do Sul, entidade que deverá procurar firmar os devidos convênios para que a população seja beneficiada.

Sem estatística

Essa medida promove uma correção social, já que em muitas pequenas cidades, distritos e outras comunidades que não contam com os serviços de maternidade, esses locais, estatisticamente, não tinham moradores nascidos no local.

Óbitos

Medida semelhante foi tomada também com relação aos óbitos. Os registros poderão ser feitos não apenas na cidade ou local onde a pessoa faleceu, mas também na cidade onde a família mora.

Correções

Outro avanço da lei é que os cartórios também poderão, a partir de agora, promover correções em documentos como o registro de nascimento das pessoas. Assim, a correção de datas, nomes e outros dados poderão ser corrigidos pelo próprio cartório.

Grampeador

A Associação de Combate ao Câncer da Grande Dourados, todo mundo sabe, tem ajudado milhares de pessoas que necessitam financeiramente de ajuda e que enfrentam a doença. Centenas e centenas delas são moradoras de cidades da região.

Grampeador, ainda

E tais pessoas, quando submetidas a procedimento inevitável, precisam de um aparelho chamado grampeador cirúrgico. Cada um custa, em media R$ 1,4 mil. E a associação costuma doar.

Haja grampeador

O problema é que a ACCGD tem recebido, em média, 5 pedidos de grampeador por semana e, evidentemente, não está em condições financeiras de bancar todas as compras.

Mais grampeador

Fica aqui a dica, então, a prefeitos e vereadores de cidades da região,  para que auxiliem a associação, especialmente para a aquisição de tal produto. Se cada um fizer um pouco, todo mundo sai ganhando.

CORPAL

ZAP DIARIO MS

Lar do Idoso

WHATSAPP DIÁRIO

Logo whatsapp Diario MS