Diário MS
Get Adobe Flash player

CEM DIAS: Agricultura Familiar investe no incentivo a produção local

Arquivo

Secretaria trabalhou em cem dias para impulsionar a agricultura familiar e a economia solidária

Nos primeiros “Cem Dias” da gestão Délia Razuk, a Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Economia Solidária investiu em várias ações com foco especial em impulsionar a produção e o comércio de produtos da região de Dourados.

Para as feiras douradenses, a Secretaria investiu em regulamentação e também na concretização da segunda etapa da Feira João Totó Câmara, com cercamento total, construção dos banheiros e da casa de força.

O secretário de Agricultura Familiar, Landmark Ferreira Rios, buscou emendas parlamentares para apoio aos agricultores familiares na produção do mel com a aquisição de equipamentos e estufas.

Mais de 100 km de estradas rurais foram recuperados para melhoria do tráfego.  A ação foi priorizada pela gestão para tendo em vista o grande fluxo de veículos nas vias e a necessidade de boas condições destas.

Foram entregues em Dourados no primeiro trimestre da administração o total de 18 casas rurais através do programa PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural).

A gestão estrutura parcerias com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) para o desenvolvimento de projetos tecnológicos na cadeia produtiva da Agricultura Familiar.

Por meio destas ações conjuntas, recentemente oito famílias de agricultores foram beneficiadas com as estufas com área de cem metros quadrados que facilitarão a produção de alface, rúcula, tomate e pepino. Os agricultores vão receber insumos, equipamentos e assistência técnica para produção dos alimentos.

Outro importante investimento foi a reestruturação do viveiro Municipal de Dourados, em parceria com o Imam (Instituto do Meio Ambiente) para o preparo de mudas frutíferas. Em ações da prefeitura, a população recebeu centenas de mudas.

A Secretaria realizou a aquisição de dois veículos utilitários para o trabalho cotidiano. A gestão realizou também a contratação de laboratório de análises e clínicas para o melhor desempenho do serviço de inspeção Municipal.

Na 13ª Festa do Peixe que foi um sucesso em Dourados, a Secretaria apoiou os piscicultores de Dourados e região para a venda de seus produtos. Mais de 12 mil quilos de pescado foram comercializados no evento.

A comercialização de artesanato de produção por empreendimentos econômicos solidários também tem contado com apoio da Secretaria.

A Secretaria buscou junto ao Governo do Estado o convênio de R$ 82 mil para atender os piscicultores da região da grande Dourados. O mesmo foi assinado durante a abertura da Festa do Peixe e atenderá demandas quanto à aquisição de alevinos e ração para distribuição nas propriedades rurais.

Na oportunidade foi encaminhada ainda a solicitação de quanto a um conjunto de máquinas para atender o assentamento Amparo (67 famílias) entre outras necessidades no âmbito da Agricultura Familiar e Economia Solidária.