Diário MS
Get Adobe Flash player

Capacitação a assessores-técnicos da Educação começa hoje

A partir de hoje a Secretaria de Estado de Educação (SED) vai oferecer a primeira capacitação do ano aos 133 assessores-técnicos escolares de Mato Grosso do Sul. Os profissionais representam a pasta nos 78 municípios do Estado, fazendo elo entre o órgão central e as escolas estaduais e particulares.

Entre as informações que serão repassadas aos assessores, estão atualizações do Regimento Escolar – lei que normatiza a proposta pedagógica da escola – e da Resolução SED nº 1.912/2005 – que normatiza o Regime Escolar, o qual trata da organização curricular. Também será apresentado o projeto experimental da educação de jovens e adultos (EJA).

De acordo com a gestora de processos de Normatização das Políticas Educacionais, Nilma Fátima de Souza Veronese, o curso, ministrado por técnicos da SED, servirá para repassar informações sobre autuação, instrução e relatório de processos. “Este ano haverá muito processo de autorização de escola”, explica. Nilma observa que, como o assessor-técnico é responsável por montar e analisar os processos dessa ordem, a capacitação pretende diminuir a margem de erro e dar agilidade ao procedimento.

O curso será organizado em cinco pólos (Dourados, Naviraí, Aquidauana, Três Lagoas e Campo Grande). O primeiro, hoje, amanhã e quinta-feira, acontece em Dourados e reúne 22 municípios no Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinted). O segundo pólo a oferecer a capacitação será Naviraí, nos dias 25, 26 e 27 deste mês. Assessores de 12 municípios estarão reunidos na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems).

Em maio, nos dias 9, 10 e 11, será a vez dos assessores-técnicos escolares de 15 municípios receberem a atualização de conhecimentos específicos em Aquidauana, na antiga Escola Estadual Laudelino Barcelos. Já o pólo de Três Lagoas reunirá os profissionais de 13 municípios no Núcleo de Tecnologia Educacional, entre os dias 16 e 18 de maio. O último grupo de assessores, de 18 municípios, será atendido nos dias 24, 25 e 26 de maio, na Escola Estadual Maria Constança Barros Machado, em Campo Grande.