Diário MS

Campanha “Emplaque Nova Alvorada do Sul” é lançada pela Prefeitura Municipal

FINANÇAS| campanha foi lançada porque muitos moradores têm seus carros emplacados em outras cidades

DIVULGAÇÃO

Arlei Silva Barbosa lançou campanha que incentiva moradores a emplacarem seus carros no município

 

A Prefeitura Municipal de Nova Alvorada do Sul lançou campanha de transferência de veículos automotores com registro em outro município para o município.

Conforme dispõe o artigo 158, inciso III da Constituição da República, metade do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) que é pago pelos contribuintes retorna em benefícios para os cofres do município onde o carro encontra-se emplacado.

“Trata-se de uma arrecadação importante, pois a prefeitura pode utilizar esses recursos para a realização de obras e de benfeitorias, inclusive, no melhoramento do sistema de trânsito local. Algo que, inegavelmente, beneficia o proprietário do veículo, já que este utiliza os serviços oferecidos pelo município, como: saúde, educação, estradas, iluminação pública, entre outros. Ou seja, o retorno da metade do valor pago pelo IPVA, além de incrementar a receita municipal, ajudará na manutenção daquilo que já é ofertado ao cidadão”, disse o prefeito Arlei Silva Barbosa.

A campanha foi lançada porque muitas pessoas que moram em Nova Alvorada do Sul possuem seus carros emplacados em outras cidades. Quem circula pelas ruas da cidade depara-se com uma frota considerável de veículos com placas de outras localidades. Boa parte dos veículos comprados pelos próprios cidadãos Sulnovaalvoradenses acabam sendo emplacados nos lugares onde os mesmos são comprados devido às facilidades oferecidas pelas próprias agências de automóveis.

“Nessa campanha, vamos conscientizar quanto à transferência de veículos automotores registrados em outros municípios para Nova Alvorada do Sul. Propomos algo que desperte a responsabilidade coletiva dos proprietários de veículos automotores”, informou Wagner Antônio Cabreira, Coordenador da Agetran (Agência de Transporte e Trânsito Municipal).

O prefeito da cidade explicou que, devido à crise financeira, a campanha busca incentivar os moradores da cidade a emplacarem seus carros no município e, assim, aumentar a arrecadação:

“Nos últimos dez anos, a frota de veículos circulantes nas ruas de todo o Brasil cresceu desordenadamente. O número de vendas de carro 0 km chegou a atingir níveis históricos, devido, principalmente, às baixas taxas de juros, redução do IPI e pela boa fase econômica que o país passou. Neste ano, porém, em que a crise bateu nas portas dos municípios, torna-se necessário buscar soluções para que a nossa Nova Alvorada do Sul não sofra tanto com as consequências que o momento atual tem gerado.”.