Banner São Bento

Autoridade Palestina assumirá o controle da Faixa de Gaza antes de 1º de dezembro

compartilhe:
Em imagem de arquivo, integrantes das forças de segurança do Hamas (na frente) e soldados egípcios (atrás) fazem guarda na fronteira entre Egito e Faixa de Gaza, perto de Rafah. O Egito chamou de ‘infiéis’ os atiradores islâmicos que mataram 16 policiais perto da fronteira co (Foto: Reuters/Ibraheem Abu Mustafa)

Por France Presse

A Autoridade Palestina assumirá o controle total da Faixa de Gaza, nas mãos do Hamas, antes de 1º de dezembro de 2017, graças ao acordo assinado nesta quinta-feira (12) pelo movimento islâmico Hamas e seu rival Fatah, anunciou o governo egípcio.

O Hamas e o Fatah do presidente Mahmoud Abbas prometem “ajudar o governo de unidade (…) a exercer suas responsabilidades completas na gestão da Faixa de Gaza, como é o caso na Cisjordânia”, indica o comunicado do Cairo, que mediou os esforços de reconciliação entre as partes palestinas.

Reconciliação

O acordo de reconciliação política veio depois que o grupo militante Hamas aceitou entregar o controle administrativo da Faixa de Gaza, que estava sob seu domínio há mais de uma década.

O líder do Hamas, Ismail Haniyeh, anunciou o acordo mediado pelo Egito por meio de um comunicado sem muitos detalhes sobre o pacto, que prevê englobar assuntos administrativos, de segurança e de fronteira na Faixa de Gaza.

O Fatah, uma facção secular, perdeu o controle da Faixa de Gaza para o Hamas, que é considerado um grupo terrorista por Israel e por potências ocidentais, durante uma breve guerra civil em 2007.

No entanto, no mês passado o Hamas aceitou ceder o poder do enclave ao governo do presidente palestino, Mahmoud Abbas, que tem o apoio do Fatah.

CORPAL

ZAP DIARIO MS

Lar do Idoso

WHATSAPP DIÁRIO

Logo whatsapp Diario MS